Benefícios do trabalho voluntário

Publicado em 01/08/2017

A importância significativa e o crescimento exponencial do trabalho voluntário têm sido visto nos últimos anos.

Para concretizar as palavras de Jesus na conhecida passagem bíblica de Atos 20:35 – “Há maior felicidade em dar do que receber”, uma série de pesquisas feitas recentemente têm trazido ainda mais ênfase para os benefícios em ser um voluntário!

Com base nesses estudos, separamos 5 benefícios de voluntariado:

1. DOAR SEU TEMPO FAZ VOCÊ SE SENTIR COM MAIS TEMPO

O Professor da Wharton Cassie Mogilner escreveu na Harvard Business Review que sua pesquisa descobriu que aqueles que doam seu tempo sentem que têm mais do mesmo. Isso é semelhante à outra pesquisa mostrando que as pessoas que doam para caridade se sentem mais ricos.

Disse Mogliner: “Os resultados mostram que dar o seu tempo para os outros pode fazer você se sentir mais “rico de tempo” e você acaba desperdiçando menos tempo com coisas sem produtividade.

2. DOAR SUAS HABILIDADES TE AJUDA A DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES

O voluntariado baseado em habilidades é uma excelente oportunidade para desenvolver talentos e pode te ajudar a chegar à frente em sua carreira.

Indiretamente, investir nessas atividades contribui de forma significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional, possibilita a descoberta de novas aptidões, contribui para o aumento do círculo de amizades e traz a satisfação da certeza que é possível ajudar o próximo.

3. DOAR FORÇA FÍSICA PODE TE AJUDAR A TER UM CORPO MAIS SAUDÁVEL

Além de se envolver com atividades do bem, o “serviço braçal voluntário”, comprovadamente traz grandes benefícios ao corpo e à saúde.

Um relatório da Corporation for National & Community Service observou que: “A pesquisa mostra que o voluntário tem melhor saúde, menores taxas de mortalidade, maior capacidade funcional e menores taxas de depressão posteriores na vida do que aqueles que não voluntariam”.

4. DOAR SUA EXPERIÊNCIA AJUDA A CONSTRUIR SUA EXPERIÊNCIA

Construa sua experiência com trabalho voluntário.

O voluntariado propicia a formação profissional e facilita o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Para a maioria das empresas, esse tipo de iniciativa leva o profissional a desenvolver valores como, iniciativa, versatilidade e trabalho em grupo.

Uma pesquisa de 2013 da Consultoria Deloitte mostrou que quatro em cada cinco diretores de recursos humanos prestam bastante atenção a experiências adquiridas em trabalho voluntário na hora de contratar.

5. DOAR AMOR FAZ VOCÊ SE SENTIR MAIS AMADO

Ajudar ao próximo pode ser algo muito satisfatório!

Voluntariado constrói empatia, fortalece os laços sociais e te faz sorrir – todos os fatores que aumentam o sentimento de amor.

Na verdade, o amor é uma coisa difícil de medir. Mas quando os pesquisadores da London School of Economics examinaram a relação entre o voluntariado e as medidas de felicidade, detectaram que quanto mais as pessoas se sentiam úteis, mais felizes elas ficavam.

E aí, ta esperando o que para se tornar um voluntário?!

Fonte: Site Missão Mundo